26 de setembro de 2008

Self Service de Amêndoa



Estamos na época da amêndoa. Varejar, apanhar, escolher, limpar, partir amêndoa... é todo um processo que dá um trabalho incrível e faz com que esta cultura seja pouco atractiva para produtores.

No passado fim-de-semana lançámos uma nova iniciativa para recuperar a tradição. Criámos uma zona a que chamámos de Self Service de Amêndoa. Que significa? Pois bem, quem partir amêndoa não paga!!!

Esta área foi pretexto de conversa com muitos curiosos e visitantes. Poucos se atraveram a partir a amêndoa, sob pena de machucarem o dedo com o martelo. Em todo o caso, no final do dia a tacinha verde tava cheia de miolo de amêndoa.

23 de setembro de 2008

Lena anima os Mercados

Esta semana tivémos a visita da Lena, que deu um colorido muito especial à manhã de sábado. Ao som de reggae e afrobeat as suas habilidades provocaram muita curiosidade e alguns sorrisos a transeuntes e vizinhos.

O convite para regressar ficou desde logo feito. Esperamos por ti em breve!

21 de setembro de 2008

A vizinhança


Fomos bem recebidos na vizinhança,houve muita curiosidade quando viram caras novas..

Sentimos logo os sorrisos e a tentativa de comunicarem connosco houve até quem nos desse boas vindas e se apresentasse!!Boa vibração!Muita comunicação!Á medida que o tempo foi passando a sensação de bem estar instalou-se e a confiança foi recíproca, também passámos logo a gostar do sítio onde estamos devido ao factor humano..indiscutível!

17 de setembro de 2008

A Palavra de Jesus

Logo na segunda semana em que estivémos no mercado conhecemos um personagem que tinha tanto de enigmático quanto de fantástico.

Ali a 10 metros da nossa banca, um indivíduo claramente nómada neste mundo, tirou da sua viola e começou a tocar alguns dos êxitos dos 70's que tão bem soam em formato acústico, Pink Floyd à cabeça...

Por respeito, desliguei o nosso stereo, para que a sua música pudesse ser mais facilmente audível. Passada meia-hora o novo vizinho fez uma pausa na sua actuação. Aproveitámos a deixa e a Patricia foi desejar-lhe as boas vindas e oferecer-lhe o que dispunhamos em ambundância: bananas.

À distância, observei uma curiosa dança de expressões de bizarria de nosso vizinho quando a Patricia se abeirou dele. Como a comunicação parecia não estar a funcionar e a Patricia me lançou aquele olhar típico de "Help.... ele não me está a entender", abeirei-me também.

Ao ver-me chegar o nosso novo vizinho lançou uma frase que para sempre recordarei...
Vizinho: "Are you bringing me the word of Jesus?"
De forma tão simples quanto sincera, rispostei...
Rui: "No, we're bringing you Bananas!"

Foi o início de uma interessante conversa de 2 horas com este vizinho. Lá nos explicou que em Portugal, sempre que alguém foi simpático com ele, quis em troca e de forma paternalista falar-lhe sobre a palavra de Jesus... O nosso vizinho já conhecia Jesus e tem outros interesses nesta vida.

De origem escandinava este cidadão do mundo havia percorrido vários continentes. Da Ásia à Oceânia, das Américas à Europa... Tudo isto a pé e à boleia!

A sua última travessia havia-o conduzido do Cabo da Boa Esperança ao Norte de África passando por locais como Angola, Guiné, Deserto do Mali, Atlas, etc... Foram 2 horas de troca de impressões sobre a natureza humana, sobre modos de vida, sobre o homem e a natureza...

Eu e a Patrícia aprendemos muito com este nosso vizinho... No final perguntei se lhe podia tirar uma foto, mas ele disse que ia tomar um banho (ali mesmo na ria) e depois logo se via... Percebi tudo... Nem sequer lhe perguntei o nome. Isso não era relevante.

O importante era como estávamos a viver aquele momento, tentando ser felizes e retirando o melhor possível de nós mesmos e dos outros. O seu nome, o meu nome.... era irrelevante. Somos todos iguais... Somos todos o mesmo...

Ele não queria ouvir a palavra de Jesus, mas não será este conceito muito próximo da mais genuína das ideias do novo testamento?

Este episódio aconteceu-nos já há 3 semanas, mas só agora o amadureci suficientemente para o descrever.

Um bem haja para o nosso vizinho nómada, onde quer que ele esteja.

PS: Ele levou as bananas.

Semana da Reciclagem



Esta semana decidimos apostar em passar uma mensagem amiga do ambiente aos nossos clientes.

Colocámos um saco de papel reciclado exposto com a palavra RECICLA escrita. Quando alguém mostrava curiosidade, informávamos que a quem trouxesse o mesmo saco para a próxima semana era feito um desconto de 20 cêntimos.

Mais do que fidelizar o cliente, importa-nos sensibilizar para o uso excessivo de sacos de plástico e incentivar uma prática mais ecológica.

O sucesso? Foi relativo... Apenas meia dúzia de clientes levaram o saco... mas devagar se vai ao longe.

A família apoia a Ti Venturinha



A Avó Lúcia (acompanhada da Vizinha Alice) madrugou e foi das primeiras visitantes do dia.



A Gracinha e a Estela foram os bebés do dia: era o seu aniversário. A banca da Ti Venturinha deseja-lhes um feliz aniversário!

14 de setembro de 2008

Agora sim, com máquina fotográfica



Aqui fica a foto ao amanhecer no 2º dia.... Faz de contas que foi o primeiro.

11 de setembro de 2008

Inauguração da Banca

Foi no dia 6 de Setembro que inaugurámos a nossa banca de fruta no mercado de Olhão. Estávamos tão stressados com os preparativos que nos esquecemos da máquina fotográfica.